Excavations 2023


This is a temporary blog for presenting the excavations at Perdigões. Posts from 2011 to 2022 are available.

Thursday 28 July 2016

0169 - Dia 10 (2ª fase)

Estamos a dois dias do fim da primeira quinzena desta 2ª fase da campanha deste ano nos Perdigões.
Fica já a foto de "família", com dois visitantes de circunstância:


Da esquerda para a direita: (em cima) eu, Cristina, Catarina, André, Daniela, Pedro, Nelson, David, Luís, Guilherme, (em baixo) Adara, Steve, Andreia, Diana, Andreia e Luísa.

Já a escavação vai avançando. Na fossa sob o "cairn" de pedras as acumulações de restos faunísticos continuam (destaque para a presença de cavalo).



E a estrutura onde apareceu o pendente vai ficando mais curiosa. Agora parece ter uma espécie de câmara ovalada e um pequeno corredor orientado a 90º (Este, portanto), apresentando uma fossa posterior no meio da "câmara".


Para além das escavações temos tido várias "street talks". Depois do Nelson e da Cláudia a semana passada (sobre faunas), esta semana foi a minha vez de fazer uma síntese sobre os Perdigões e do Steve apresentar os resultados dos estudos de isótopos de mercúrio que tem vindo a fazer e que revelaram que vários indivíduos dos Perdigões apresentam altos níveis de contaminação devido à utilização cultural do cinábrio.

4 comments:

  1. viva,
    A fossa onde estao restos de cavalo... sabe-se qual a data?
    É a mesma do awl de cobre?

    ReplyDelete
  2. Não, o punção não é da fossa. Mas todos os contextos desta área a serem intervencionados devem ser da segunda metade do 3º milénio AC.

    ReplyDelete
  3. obrigado.
    A punçao entao será de uma data anterior. Certo?

    ReplyDelete
  4. Não, será do mesmo período genérico.

    ReplyDelete