Excavations 2023


This is a temporary blog for presenting the excavations at Perdigões. Posts from 2011 to 2022 are available.

Friday 20 May 2016

0158 - F1, D13

Hoje avançou-se na escavação da estrutura circular e da outra (a da concentração de cerâmicas). Mas isso fica para amanhã. Hoje falo de uns preparativos para o Dia Grande (Solstício de Verão) e de algumas observações interessantes.

No solstício vamos estar nos Perdigões ao nascer do Sol. Para observar o posicionamento da porta NE relativamente a esse evento colocámos na entrada um poste com 4,5 metros de altura. Não só permitirá observar a relação entre a orientação da porta e o actual local do nascimento do Sol no horizonte, como observar o prolongamento da sombra no interior do recinto.


 E permitiu ainda outra coisa. Verificar que no fundo da cabana semicircular escavada o ano passado (localizada no centro dos recintos) e no alinhamento entre o seu poste central e outro localizado cerca de 25m para Este (seta da direita), o limite NE da parede dessa cabana (onde está o André) se encontra alinhado com a entrada NE do recinto externo (seta da esquerda).


Tal já havia sugerido: que esta estrutura pouco mais que semi-circular replica a visibilidade proporcionada pelo anfiteatro natural em que se encontram os recintos dos Perdigões.

É assim. Os sítios e as suas arquitecturas são "em relação".

No comments:

Post a Comment