Excavations 2023


This is a temporary blog for presenting the excavations at Perdigões. Posts from 2011 to 2022 are available.

Thursday 5 May 2016

0153 - Interrupção Dia 1

Para os aficionados do projecto Perdigões, mas naturalmente também para todos os outros, decidiu-se preencher este interregno até dia 16 (dia em que voltaremos a estar no campo) com algumas imagens de materiais do sítio acompanhadas de alguns comentários. Para ajudar a passar o tempo e a manter a ligação a um trabalho que, para nós, é em permanência.

Aqui fica um recipiente cerâmico proveniente do Fosso 8, de cronologia do Neolítico Final. Trata-se de uma decoração à base de caneluras incisas verticais e que, na raridade decorativa da cerâmica dos Perdigões (e da região), é um dos motivos mais representados no sítio nesta cronologia.


E esta é uma das questões interessantes relativamente ao desenvolvimento do Neolítico: porque razões após uma altíssima percentagem de decoração das cerâmicas no Neolítico Inicial, as etapas seguintes se caracterizam por uma raridade na decoração das mesmas durante o Neolítico Médio, Final e mesmo Calcolítico. Passa-se de 50%, 60%, 70% para 1% ou menos. E no Norte de Portugal isso não acontece, com as percentagens a manterem-se acima dos 60% / 80%.


As diferenças estéticas e de preenchimento de espaços (logo perceptivas, cognitivas e de comunicação) que caracterizam Norte e Sul de Portugal podem muito bem remontar à Pré-História, bem antes das diferenças de base religiosa e cultural introduzidas na medievalidade.

No comments:

Post a Comment